sábado, 11 de abril de 2015

Clima dos Desertos

Os desertos apresentam climas DESÉRTICO e também o clima SEMI-ÁRIDO.


Temperatura e Pluviosidade

Tanto de dia quanto a noite, as temperaturas são muito intensas. De dia a temperatura dos Desertos podem chegar a 50ºC e ser quase impossível a vida de alguns seres vivos. À noite acontece bem o contrário do que acontece de dia, onde a temperatura pode chegar a -5ºC.

Durante todo ano, apresentam-se apenas 30% da umidade relativa do ar e apresentam também baixo índices de chuvas. Na média anual, regiões de clima desértico possuem índice de chuvas em torno de 200mm. Porém, em alguns desertos, podem ficar anos sem chover.






Influências para a formação dos Desertos

O que define a formação dos Desertos é a ação humana e a ação natural. Na formação dos Desertos, a flora some totalmente, devido o desmatamento ou até mesmo a temperatura do ambiente. Assim, o solo perde todas as suas propriedades tornando-se infértil, ou seja, onde vegetação nenhuma consiga sobreviver. 

Flora e Fauna

A flora é constituída por gramíneas e pequenos arbustos, é rala e espaçada, ocupando apenas lugares em que a pouca água existente pode se acumular, como fendas do solo ou debaixo de rochas.


A fauna predominante no deserto é composta por animais roedores como ratos e cangurus, por répteis como serpentes e lagartos, por insetos e por camelos, que por serem resistentes a todo calor dos Desertos, às vezes servem para passeios de estrangeiros. Todas essas plantas e esses animais são adaptados para sobreviver com a falta d'água. Alguns animais só saem de seus habitats à noite, outros passam a vida inteira sem beber água, ingerindo apenas água dos alimentos que consomem. 


Relevo

O Relevo dos desertos é formado relativamente por rochas e areias, que se modificam conforme as regiões. Isso se dá pelas erosões eólicas geradas pelos fortes ventos. Dessa forma, temos as constantes formas das dunas de areias.



Curiosidades do Deserto

Os Desertos são marcados pelas miragens formadas por Dunas de Areias que se deformam de acordo com os ventos.

Os Desertos perde mais água do que ganha.

É formado por areia, que apesar da aparência ocupa somente 20% dos desertos, e por rochas.

Alguns Desertos no passado já foram formados por rios, lagos, sais, gessos e pedras preciosas, como o Deserto do Atacama que é um grande reservatório de Nitrato de Sódio.

Algumas partes do Deserto do Atacama no Chile nunca tiveram registros de chuvas. 



Vídeo Bioma Deserto


Link : https://www.youtube.com/watch?v=uoLR2dKWGkg


Autores : Barbara Vieira Barroso, Stéfano Cypreste de Almeida e Thaylane Soares Duarte.


Referências

Climas : Sua Pesquisa.com

http://www.suapesquisa.com/clima/clima_desertico.htm

Influências para formação dos Desertos : Sua Pesquisa.com

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/desertificacao.htm

Flora e Fauna : Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto

Curiosidades : O guia dos curiosos

http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/2409/1/deserto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário